terça-feira, 23 de junho de 2009

Ele nos despedaçou, mas nos trará cura.

Os.5:13-14 "Quando Efraim viu a sua enfermidade e Judá os seu tumores, Efraim se voltou a Assíria e mandou buscar ajuda do grande rei. Mas ele não tem condições de curar vocês, nem pode sarar os seus tumores. Pois serei como um leão para Efraim e como um leão grande para Judá. Eu os despedaçarei e irei embora; eu os levarei sem que ninguém possa livrá-los."

Esta palavra, mostra o último recurso usado por Deus para fazer com que seu povo, nesta época dividido em duas nações Israel e Judá, se arrependesse do seu mau caminho e se convertesse de volta ao Senhor.

Numa linguagem figurada bem conhecida, temos o pastor de ovelhas que usa instrumentos como o cajado e a vara para conduzir seu rebanho. Com o cajado ele toca as ovelhas de lado guiando-as pelo caminho mais seguro e com a vara dá uma lambada naquela mais agitada ou teimosa que quer se afastar do rebanho e do caminho. Como último recurso o pastor quebrava a pata da ovelha, para mais a frente já com uma tala, esta ovelha seguir num passo mais lento próximo do pastor.

Isto poderia mudar nossa imagem de que Deus é amor se não nos lembrarmos que nos momentos em que corrigimos nossos filhos com a vara, nos dói o coração. Esta dor nos mostra que por amor corrigimos nossos filhos e Deus também age assim conosco. Para evitar que andemos em caminhos que nos levem a tristeza e dor, Deus como pai nos alerta através da Palavra, porém quando não há outra forma, nos põe em aperto e dor para que reconheçamos a nossa culpa e necessidade de estarmos com o Senhor.

Veja o caso do apóstolo Pedro. Já tendo andado três anos com Jesus, há poucos dias da crucificação de seu Senhor, Pedro ainda tinha uma certa soberba em seu coração. Em Lc.22:32-34 vemos que Jesus alerta que antes que o galo cante Pedro o negaria por três vezes. E Pedro o negou, mesmo tendo afirmado categoricamente "Estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte" (v.33). Foi uma varada bem forte dada por Deus em Pedro, mas o preparou para o ministério pois ele, agora transformado, admitia diante de Jesus ressureto: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo" (Jo.21:17).

O jovem rico que foi ter com Jesus também levou a sua varada. Como o cajado da Lei o havia guiado desde a sua mocidade, mas não o havia levado ao pasto verdejante de uma vida completa, Jesus, com amor em seu coração, disse ao jovem que ele desse toda sua fortuna para os pobres e o seguisse e o jovem teria um tesouro no céu. Esta palavra doeu, o jovem saiu triste pois seu coração estava apegado aos bens terrenos. Não sabemos se ele conseguiu vencer a avareza que é idolatria, mas sabemos que Zaqueu, de livre e espontânea vontade abriu mão de metade de sua fortuna aos pobres.

"Pois desejo misericórdia e não sacrifícios; conhecimento de Deus em vez de holocaustos." (Os.6.6) Por fim vemos o que aconteceu com Jó. Mesmo sendo íntegro e temente, Deus o provou com uma situação que pouquíssimos suportariam: perder todos seus bens, enterrar todos seu filhos mortos de maneira trágica, ver seu corpo coberto de chagas, ouvir sua esposa o mandar desistir da vida e seus amigos o acusando de ter pecado contra Deus. Jó, mesmo pecando contra Deus, questionou aquela situação e se queixou à Deus do motivo de tudo aquilo, visto que sempre teve uma vida íntegra. Ao final desta prova, Deus trouxe a Jó cura e restauração. Antes porém, Jó intercedeu como sempre fazia a favor de seus filhos. Agora porém, a oração de Jó era para seus "mui amigos" Elifaz, Bildade e Zofar. Creio que orar pelos seus acusadores, pessoas que trouxeram tamanha aflição para Jó, foi uma experiência que ele teve condições de fazer por ter passado por toda a prova e ter sido aperfeiçoado por Deus. Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes. (Jó.42:10)

Com isto podemos ratificar que Deus, quando nos despedaça, está movido por um grande amor por nós. Ele quer que nos arrependamos dos nosso pecado, nos convertamos para o caminho seguro e que sejamos aperfeiçoados e encorajados a fazer coisas ainda maiores pelo nosso Senhor. Entendamos pois a prova que passamos para sairmos dela aprovados.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Blog de origem humana ou divina?

Parece pretencioso que a criação de um blog possa ser classificado assim, porém, o desejo que surgiu em meu coração foi misturado com este texto que deu origem ao nome do Blog.

Assim, "...Se o propósito ou atividade deles (os apóstolos de Jesus) for de origem humana, fracassará; se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus. Eles (os participantes do Sinédrio) foram convencidos pelo discurso de Gamaliel..." At.5:38b-40a

O propósito deste blog é trazer uma palavra revelada, chamada no grego de 'rhema', a partir da Bíblia, a Palavra (no grego 'logos') de Deus, para instrução e encorajamento a uma mudança de vida conforme a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Que o blog "Palavras de Gamaliel", as quais, conforme o texto em Atos, permitiram que os apóstolos continuassem a divulgar o evangelho de nosso Senhor Jesus, seja mais um instrumento para que a Palavra de Deus alcance e transforme muitos corações.