terça-feira, 11 de agosto de 2009

O sono

Um relato de um acontecimento assaz inusutado aparece no livro de Atos dos Apóstolos 19:7-12, onde vemos o apóstolo Paulo fazendo um longo discurso junto ao povo que se ajuntou a ouvi-lo. O texto conta que Paulo, "pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até a meia-noite." O discurso foi interrompido neste horário devido a queda de um jovem que dormiu à janela e caiu do terceiro andar. Faço algumas considerações sobre este grave acidente:
1. Tenho por certo que antes do jovem cair algumas pessoas o viram sonolento. Isto porque o local estava bem iluminado e numa longa exposição invariavelmente as pessoas olham ao seu redor para procurar relaxar por alguns instantes. O local que Êutico estava também era bem visível. Janelas ficam em local acima dos olhos ainda mais estando as pessoas sentadas para ouvir o ensino.
2. Se foi assim, por que ninguém tentou evitar a tragédia? Entendo que as pessoas confiam que nada de mais grave pode acontecer se alguém dormir. O que elas não atinaram foi que o local onde aquele jovem estava era perigoso, uma brecha na parece sem ninguém ao lado para escorá-lo. Outro fato era a absorção do povo ante ao ensino e as palavras do apóstolo.
3. A mudança de prioridade. Ao verem a queda do jovem, a reunião, a palavra, a atenção daquele público foi desviada para o jovem que morreu ao cair de tão grande altura. Penso ouvir as pessoas se perguntando: 'Como que ele caiu?', 'Por que não o acordaram?', 'Deveriam ter tirado ele da janela, é perigoso!', 'Cadê os pais do jovem?', tudo junto a um lamento surdo da incapacidade de ajudar agora que o rapaz estava morto.
Até aqui, esta história já nos ensina fortes lições, tão fortes como a morte de Êutico.
I. Saibamos que a longa noite que atravessamos em nossa caminhada mesmo buscando ouvir a palavra de Deus, estar junto com os irmãos podem gerar em nós cansaço tal que caímos no sono da morte.
II. Estar juntos porém não comprometidos uns com os outros gera situações de alienação. Apesar do propósito comum de ouvir a palavra de Deus, os irmão descuidaram do fundamento do amor ao próximo. Os que repararam que havia um jovem cambaleando de sono, a ponto de roncar, nada fizeram por estarem num propósito de receber sem se lembrarem que temos também que nos doar, a todo momento uns aos outros.
continua...